Na manhã desta quarta - feira a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, notificou que foram identificados alguns casos suspeitos de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola dos Macacos) no município de Limoeiro, agreste de Pernambuco.
Segundo a nota, os casos suspeitos são pacientes do sexo masculino e sem históricos de viagem para países endêmicos. Ainda no comunicado, a II Gerência Regional de Saúde – II GERES e a SMS já estão tomando as medidas cabíveis.
Nota
"A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta quarta-feira, dia 3 de agosto de 2022, foram identificados os primeiros casos suspeitos de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola dos Macacos) no Município de Limoeiro, especificamente na Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em pacientes do sexo masculino e sem histórico de viagem para países endêmicos.
Imediatamente, a Secretaria de Saúde de Limoeiro adotou, junto à II Gerência Regional de Saúde – II GERES, todas as providências necessárias, realizando contato com a unidade notificadora e, na sequência, iniciando as investigações epidemiológicas e as notificações dos casos junto ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco – CIEVS/PE.
Os pacientes já receberam atendimento médico, realizaram coleta de material conforme os protocolos vigentes e foram orientados quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão do vírus ocorre por contatos próximos com lesões, fluidos corporais (relações sexuais, independentemente de orientação sexual), gotículas respiratórias e materiais contaminados.
Neste momento, a adoção de medidas preventivas é fundamental, dentre as quais se destacam: manter distanciamento social; lavagem de mãos com água e sabão; uso de máscara cobrindo nariz e boca, e uso de preservativos.
Por fim, registramos que novas informações serão repassadas conforme o andamento das investigações."
Nenhum comentário:
Postar um comentário