2 de julho de 2024

Prefeito de Bom Jardim inaugura Parque Municipal da Pedra do Navio

 Monumento natural em forma de navio antigo passa a ser um parque com diversas atrações para estimular geração de emprego e renda, prática esportiva, lazer e contemplação da natureza

 


O prefeito de Bom Jardim, João Francisco da Silva Neto, inaugura, nesta sexta-feira (dia 5), o Parque Municipal da Pedra do Navio, com 8.320 metros quadrados e diversas atrações. A governadora Raquel Lyra e o secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Nery, são esperados, da mesma forma que toda a população do município e da região.


O parque terá área para prática de diferentes atividades esportivas, para exposição e venda de artesanato local, espaço para eventos, quiosques para lanche, área de prática esportiva, ginástica e espaço infantil. Essa será a grande marca que o prefeito João Francisco da Silva Neto vai deixar para o município, com potencial de se tornar atração dos passeios de famílias de toda a região. Bom Jardim está estrategicamente localizado a cerca de 100 quilômetros do Recife e a mesma distância de Caruaru e de Campina Grande. 


O prefeito João Francisco, ou Janjão, como é mais conhecido, compara a inauguração do parque com a realização de um sonho. “A cidade está vivendo uma transformação. O parque é estratégico para o povo, para ampliar o turismo regional e contribuir para a geração de emprego e renda para muitos empreendedores. O parque é do bonjardinense e ficará aberto para comércio, lazer, prática esportiva e cultura”, explica João Francisco.


O Parque da Pedra do Navio representa um investimento de R$ 4,8 milhões, sendo a maior parte de recursos da prefeitura e o restante do governo do estado e emendas parlamentares. O parque terá uma praça de alimentação, com seis quiosques, bancos de mármore marrom imperial, área para exposição de artesanatos e palco com cerca de 980 metros quadrados para eventos.


A prática esportiva está contemplada, com campo de areia (para vôlei de praia ou beach tennis), campo de futebol society, mesas para xadrez e dama, além de equipamentos para prática de exercícios. Em outro trecho, brinquedos para crianças também se divertirem.


Houve todo um cuidado com a natureza. Nenhuma árvore foi retirada e 40 árvores adultas foram plantadas. A Pedra do Navio está no imaginário popular, no museu, no YouTube, Instagram, TikTok e é referência no turismo da região. 


Em paralelo à construção do parque, a prefeitura do município estabeleceu parcerias com o Sebrae para realização de cursos de capacitação em empreendedorismo e formação de guias para exploração do turismo de aventura e religioso, tendo em vista, que a cidade já é visitada por romeiros na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Umari. Depois da inauguração, o passo seguinte é buscar junto à Empetur e outras instâncias do turismo, a elaboração de um plano maior para incluir Bom Jardim e sua Pedra do Navio nos principais roteiros de Pernambuco e do Brasil.


O município

Bom Jardim conta com cerca de 40 mil habitantes e tem vocação para o comércio e serviços. Os primeiros moradores da freguesia de Bom Jardim se fixaram ao local no século XVI. O povoado cresceu com os tropeiros e mercadores do algodão plantado na Paraíba e comercializado em Campina Grande. Os registros dizem que a cidade nasceu em torno da capela em homenagem a Santa Ana.


A criação do Parque Municipal Pedra do Navio, na proposta do prefeito Janjão, tem o potencial de estimular a atividade de serviços públicos e privados. O espaço será atração para os visitantes que poderão comprar artesanato, experimentar a culinária local e se divertir no espaço para festas. O prefeito acredita que esse movimento vai permitir a expansão de bares, restaurantes e até pousadas; além de serviços derivados como postos de combustíveis e o comércio em geral. “É o renascimento do turismo do município”, prevê o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário