2 de julho de 2024

POLÊMICA: Blog aponta insatisfação de padres da diocese de Nazaré com o Bispo Dom Lucena


Desde o final do mes de Junho, o Blog do carpinense André Luiz tem dado efase à algumas denúncias que supostamente teriam sido formalizadas por padres da Diocese de Nazaré contra o bispo Dom Francisco Lucena, em que supostamente estava cometendo grosserias com os sacerdotes encardinados da igreja particular de Nazaré.

O blog apontou que, o mesmo foi procurado por dez padres de localidades diferentes da diocese que fizeram queixas em face do pastor diocesano.

"Segundo os padres, o bispo não demonstra nenhum tipo de carinho, de atenção, e um padre foi até mais forte, disse que  até de amor cristão para com esses sacerdotes."

Em entrevista ao Blog do André Luiz, os padres teriam afirmado que quem vê cara não vê coração. Se referindo a maneira rude como Dom Lucena se dirige aos mesmos. Ainda na entrevista, os padres teriam exposto frases do  bispo como: “olha, eu não confio em vocês. Eu não confio nem na minha mãe quanto mais em vocês".

Segundo os padres, a verdade é que muitos têm mágoas e tristezas, e segundo eles, , um padre em surubim,  padre Geraldo, que chegou ao extremo do suicídio, provavelmente motivado pelo estresse, pela saúde mental já cansada diante dos problemas que vinha enfrentando, sempre que procurava o bispo para conversar, não recebia dele uma palavra de conforto, de ânimo, ou de estímulo.

Sobre a morte do Padre Geraldo, aproximadamente ás 21h00 do dia primeiro de fevereiro de 2022, o corpo do padre foi encontrado entre os bancos da Igreja de São Sebastião de Surubim, no agreste Pernambucano. De acordo com a polícia  ao lado do corpo do padre Geraldo foram encontrados uma peça de corda, uma carta e um frasco que possivelmente continha veneno.

O corpo do padre tinha um travesseiro sob sua cabeça e teria sido encontrado por um dos funcionários da igreja particular que de imediato acionou a polícia para que o caso fosse averiguado. O corpo foi removido do local pela PAFF Funerária.

Na segunda-feira (31) , ele celebrou sua última missa, como era de costume a missa das almas, e quando os fiéis saíram da igreja, o padre pediu ao sacristão que fechasse as portas e ficou sozinho na igreja. 

Antes de morrer, padre Geraldo escreveu uma carta contando sua versão sobre as situações que viveu com os outros padres da igreja e distribuiu para várias pessoas, entre essas pessoas haveria também o pastor da Igreja Protestante Maranata, Geraldo Magela, que era vizinho do sacerdote.

Pouco tempo antes da morte do Padre Geraldo, estiveram reunidos o Padre Amaro, Padre Severino, o Bispo Dom Lucena e o próprio Padre Geraldo. Apuramos que o tema da reunião foi justamente a difícil convivência entre eles. Portanto, o bispo sabia do mal estar entre os padres, e talvez por medo ou por algum outro motivo desconhecido não interviu podendo evitar um desastre. 

O bispo Dom Francisco Lucena tinha todas as ferramentas necessárias e tinha o peso da caneta para tranferir qualquer um dos três padres antes que um escândalo viessa à tona. Uma fonte ligada ao bispo informou que o chefe da Diocese de Nazaré se absteve de tomar qualquer decisão.

Tanto o padre Amaro quanto o padre Severino são subordinados às ordens do bispo Dom Francisco Lucena, no entanto, eles só podiam se mover com a autorização da diocese como é de praxe em qualquer igreja vinculada à santa sé de Roma. Como mesmo sabendo da situação a diocese não se posicionou, os padres continuaram trabalhando na Paróquia de São Sebastião.

Talvez a culpa de Amaro e Severino se debruce sob a falta de cortesia ou até mesmo na forma de tratamento. Mas a constituição do Brasil não aponta que todos devem ser tratados com beijos e carinhos. Outro adendo também se expõe, que o código penal define crime a indução ao suicídio, mas em nehum momento Correia e Amaro induziram o Padre Geraldo ao suicídio.

No site da diocese de nazaré se encontra a informação de que tanto Amaro Manoel quanto Severino Correia permanecem no quadro do clero da diocese, no entanto licenciados. Até o momento, o bispo não deu uma justificativa que se autosustente sobre o afastamento dos padres.Segundo fontes, um dos dois padres não podem celebrar missas no território da diocese e também não podem frequentar nenhuma casa paroquial. 

De acordo ainda com o Blog de André Luiz, na manhã da última terça-feira aconteceu uma reunião com membros do clero da Diocese de Nazaré, e segundo apontado no site, Dom Lucena demonstrou muita revolta, aborrecimento, e teceu severas críticas ao comunicador André Luiz, relatando que, segundo as pessoas que lá estavam presentes seriam fontes do jornalista.

Procuramos a assessoria da Diocese de Nazaré para se posicionar sobre o tema e até o fechamento da edição, não recebemos retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário