6 de agosto de 2022

Plataforma Ambiente+ é lançada pelo Governo de Pernambuco

O ambiente vai dar apoio necessário para que alunos, gestores e professores desenvolvam projetos na área de educação ambiental


O Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (04), a plataforma de educação ambiental Ambiente+. A ferramenta visa estimular o desenvolvimento de projetos ambientais em todo o Estado de Pernambuco. É um programa criado pela a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e será coordenado pela Agência de Meio Ambiente, CPRH em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE).


O ambiente objetiva garantir a efetividade da política estadual de educação ambiental dando o apoio necessário para que alunos, gestores e professores desenvolvam projetos na área de educação ambiental a partir da disponibilização de diversos conteúdos sobre o meio ambiente que servirão de subsídio para que as escolas executem esses seus projetos. “É uma satisfação criar esse trabalho intersetorial. O Brasil é o quarto País no mundo em produção de resíduos sólidos e é essa reflexão que queremos  levar para o chão da escola e com certeza essa plataforma vai subsidiar e fortalecer as ações que a secretaria vem desenvolvendo no currículo de Pernambuco, acerca da Educação Ambiental”, ressaltou Vera Braga, gestora da Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH).


A plataforma Ambiente+ está acessível para todas as escolas. Para se inscreverem para apresentarem projetos em educação ambiental serão inicialmente 96 escolas da rede estadual, sendo seis unidades por Gerência Regional de Educação (GRE). Quatro dessas que iniciarão na plataforma terão seus projetos premiados, com uma placa de Escola Ambiente + e uma vivência ambiental com atividade lúdica para a comunidade escolar. A meta inicial é de que a Ambiente+ alcance 67 mil estudantes das escolas de tempo integral. Porém, o projeto tem potencial de ser universalizado para toda a rede de ensino, passando a atingir cerca de 700 mil alunos.


“Pensar numa ação ambiental e desenvolvê-la é cuidar de nós, dos nossos, da nossa comunidade. Estamos aqui para fazer com que esses trabalhos tenham visibilidade, sirvam de boas práticas para outros estudantes, além de conectar professores da Região Metropolitana com o Sertão, para que as pessoas possam acessar conteúdos bons, interessantes e experiências exitosas. A gente precisa pensar em educação ambiental, cuidar do verde, pensar na produção do consumo de energia e essa plataforma chega para fortalecer esse pensamento”, pontuou a secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Inamara Melo.


Podem se cadastrar na plataforma escolas, educadores e projetos. O cadastro permitirá a criação de um banco de dados com todas as iniciativas educacionais da área de meio ambiente desenvolvidas nas unidades pernambucanas, assim como será possível realizar o monitoramento das metas estabelecidas por cada um dos projetos e o fornecimento de suporte pedagógico direcionado para os educadores, com conteúdos de educação e legislação ambiental, sugestões de atividades e projetos. A Ambiente+ pode ser acessada via computador, celular ou tablet, desde que conectados na internet, e inclui toda a acessibilidade digital necessária para os seus usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário